INSCRIÇÕES NO PROGRAMA ECO-ESCOLAS 2014-15

O Eco-Escolas é um Programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa que se destina a todos os graus de ensino. A sua metodologia, inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.
O Programa desenvolve ainda um diversificado conjunto de iniciativas para a rede sob a forma de projetos, desafios e concursos às quais as escolas inscritas poderão aderir.
O apoio, formação, acompanhamento, monitorização e avaliação do Programa Eco-Escolas são realizados pela ABAE com o apoio da Comissão Nacional(*), Eco-Escolas e dos municípios onde se localiza a escola.
(*) Fazem parte da Comissão Nacional as seguintes instituições: APA, DGE, DGEstE (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo , Algarve), DROTA Madeira; DRA Açores, ADENE, ICNBF, EMEPC.

Podem inscrever-se no Programa Eco-Escolas todos os estabelecimentos de ensino públicos ou privados desde os jardins de infância ao ensino superior.

Para se inscrever pela primeira vez no Programa Eco-Escolas o(s) professore(s) coordenador(es) devem registar o estabelecimento de ensino na plataforma Eco-Escolas (http://www.ecoescolas.abae.pt).comprometendo-se a seguir os “7 passos” do Programa Eco-Escolas através do  desenvolvimento de atividades no âmbito os temas-base (água resíduos e energia) e pelo menos uma relacionada com os temas do ano que continuam em 2014/15 a ser: mobilidade, ou mar ou agricultura biológica.

A inscrição da escola pressupõe a concordância e apoio da Direção e a comunicação com o respetivo município que habitualmente suporta o custo de inscrição.

As  inscrições para o ano letivo 2014/15 estão abertas na plataforma Eco-Escolas  até 31 de Outubro.